quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Sobre a cidade mais linda do mundo

Depois de ler os comentários feitos numa reportagem sobre a votação dacidade mais linda do mundo eu me vi precisando falar sobre o assunto. É difícil escolher uma só cidade no mundo inteiro, mas cada um faz o concurso que quiser e isso não é problema meu. Os comentários sobre Salvador me deixaram revoltada.

Em primeiro lugar, o concurso não é sobre a cidade mais limpa ou mais segura do mundo. E também não se trata das construções mais bonitas. Pra ver beleza a gente precisa antes de tudo saber o que é beleza, e isso é uma coisa que eu acho que as pessoas sabem cada vez menos.

Das cidades brasileiras concorrentes, eu conheço intimamente duas. O Rio de Janeiro possui uma beleza explícita e eu fico sem palavras para descrever. As montanhas e a maneira como a cidade sobe os morros, mesmo que em barracos. A praia no meio das pedras da Urca, as luzes do Vidigal à noite fazendo uma decoração de Natal o ano inteiro. Ver a lagoa lá do Crsito, ou a baía do mirante Dona Marta. Coisas simples como as curvas do calçadão de Copacabana e o mundo de pessoas que passa por lá todos os dias. Pq gente aproveitando a cidade é beleza também.

Salvador pode estar suja, descuidada e acabada. E, por algum motivo que eu nunca entendi direito, a gente tem problemas em valorizar as próprias qualidades. O por do sol no Farol da Barra, descendo a ladeira do Cristo é o mais lindo que eu já vi. O reflexo no mar parece purpurina! A praia do Porto da Barra, a vista quando descemos a contorno de carro, tomar um sorvete na Cubana do Elevador Lacerda e ver mais uma vez o sol atrás da Ilha de Itaparica. As praias são um capítulo a parte. Eu mostrei uma foto de uma amiga pro pessoal aqui do trabalho, sem photoshop nem filtro do Instramgram e ninguém acreditou que podia ser na Bahia. Parecia Caribe. E a gente se pergunta: pq vem gente do mundo todo pra cá? Pq a cidade é linda, apesar de tudo.

Agora, meus olhos buscam beleza, eles acham a beleza em todos os cantos para onde eu olho. Seja física, seja nos gestos das pessoas, no comportamento, nos olhares, nos pequenos detalhes. Pode ser que eu não veja as coisas como a maior parte das pessoas, pq meu copo está sempre meio cheio e o delas, meio vazio.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Um dia...

Quantas vezes eu me pego pensando em frases que começam com "Um dia..."?

Um dia eu encontro um trabalho que me completa e me paga bem. Um dia eu vou ter dinheiro para reformar a casa, comprar os móveis que eu quero, as decorações e tudo o mais.

Um dia eu entro na academia, eu perco os quilos a mais que ganhei nos ultimos anos. Um dia eu começo a fazer o tratamento de pele, o de celulite, as massagens e tudo o mais que eu tenho direito para ficar linda. Um dia eu faço uma lipo!

Um dia eu vou conhecer Paris, Roma e Barcelona. Um dia eu vou para Nova Iorque, Atlanta, Los Angeles e São Francisco. Eu vou na Disney de novo. Vou conhecer alguma das ilhas do Caribe. E quem sabe o Havaí. Um dia!

Um dia eu vou ter aquela bolsa, aquele sapato, aquela roupa maneira.

Um dia eu vou mudar meu estilo de vida, parar de beber, fazer mais esportes, me dedicar a plantas ou animais ou aos dois. Vou ler mais, vou cozinhar comidas mais saudáveis e separar o meu lixo reciclável de verdade.

Um dia eu vou pensar mais no próximo, fazer mais boas ações. Um dia eu vou ser mais gentil, me comportar melhor, falar menos besteiras.Um dia eu vou ser uma pessoa melhor.

Um dia...