segunda-feira, 5 de abril de 2010

Você já pensou no legado que está deixando? Tudo bem, talvez legado seja uma palavra forte para alguém na sua idade, mas já pensou nas impressões que deixa nas pessoas que passam pela sua vida? O que você faz constrói, contribui para alguma coisa? As pessoas que você conhece, tendo ou não contato com elas, lembram de você pelo seu lado bom ou pelo seu lado ruim? Ou não lembram de você at all?

Estava lendo um dia desses uma reportagem sobre um personagem famoso e sua vida. Na resumida biografia contavam rapidamente por onde ele tinha passado desde os tempos de juventude e o que havia feito. Falava de pessoas que ele conheceu naquela época e que, assim como ele, estão em destaque hoje em dia. Citavam cada um de seus pequenos feitos e mostravam como estes o tornaram grande. Não acho que ele nasceu com sucesso. Nem acho que ele começou a carreira sendo um gênio. Pode até ter rolado uns momentos de sorte, mas acredito muito mais numa pessoa que ama o que faz e quando o faz é com tanta dedicação que o fruto deste trabalho não pode ser nada menos do que genial. O reconhecimento não vem apenas pelo seu trabalho, mas pelo seu trabalho realizado com amor e afinco. E, pode ter certeza, cada pessoa que cruzou o seu caminho lembra de tê-lo feito.

Assim que terminei de ler o texto parei pra pensar. Pensei em pessoas que eu conheço que poderiam seguir uma trilha como a dele - não necessariamente na mesma área, mas pessoas que crescem a cada nova etapa, novo trabalho. Pensei em outras também que até poderiam ser citadas numa estória dessas, mas apenas como figurantes ou coadjuvantes de segunda. Não estou falando de fama como dos artistas, mas de uma fama mais concreta. Não de uma idolatria pela imagem da pessoa, mas pelas suas ações. Você já pensou nisso? Já pensou se a sua vida faz sentido para mais alguém? Se suas atitudes servem de exemplo? Se suas ações ajudam ou atrapalham quem está em volta? Se você vai passar pela vida e ficar na lembrança dos que te conheceram ou se vai passar tão de leve que nem marcas na areia os seus pés vão deixar?

Nenhum comentário: