quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Para os rebocadores

Algumas pessoas nasceram para liderar, outras para seguir. Isso eu entendo e acho que se não fosse assim teríamos mais guerras e confusões do que já temos. O que a frase deixa de fora são as pessoas que nasceram para ser levadas a reboque. Essas, meu bem, eu não entendo de maneira alguma.
Líderes são inventivos, carismáticos, comunicadores. Não são mais inteligentes, mas tem certas habilidades que o mais inteligente dos seguidores não consegue aprender. É algo nato.

Seguidores não são piores. Exite todo tipo de seguidor e cada um tem a sua função no grupo. Um líder não existe sem os seus.

Existem ainda os párias.Pessos que estão alheias a qualquer organização social. Eles também tem o seu valor. Como nada é absoluto, é preciso sempre alguém que questione a ordem para que ela aconteça.

Agora vem a camada social inútil dos levados a reboque. Eu não tenho paciência ou estômago pra esses que não tem a capacidade motivacional do lider, o potencial agregador do seguidor ou o espírito contestador do pária. E, infelizmente, esses são os que mais se reproduzem, no estilo "Idiocracy" (filme de comédia escrachada horrível mas com um fundo crítico interessante). Esse não acrescenta, só suga e se aproveita enquanto pode. E a culpa é quase sempre nossa pois alimentamos esses parasitas, muitas vezes sem ter a maldade no coração pra perceber que estamos sendo usados.

Então, fica a dica: olhe em volta, preocure quais das pessoas que te cercam contribuem e exclua os rebocados. Se cada um de nós der um basta em um desses carrapatos, quem sabe não conseguiremos estirpar a raça dos aproveitadores?

Nenhum comentário: