quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Sobre a cidade mais linda do mundo

Depois de ler os comentários feitos numa reportagem sobre a votação dacidade mais linda do mundo eu me vi precisando falar sobre o assunto. É difícil escolher uma só cidade no mundo inteiro, mas cada um faz o concurso que quiser e isso não é problema meu. Os comentários sobre Salvador me deixaram revoltada.

Em primeiro lugar, o concurso não é sobre a cidade mais limpa ou mais segura do mundo. E também não se trata das construções mais bonitas. Pra ver beleza a gente precisa antes de tudo saber o que é beleza, e isso é uma coisa que eu acho que as pessoas sabem cada vez menos.

Das cidades brasileiras concorrentes, eu conheço intimamente duas. O Rio de Janeiro possui uma beleza explícita e eu fico sem palavras para descrever. As montanhas e a maneira como a cidade sobe os morros, mesmo que em barracos. A praia no meio das pedras da Urca, as luzes do Vidigal à noite fazendo uma decoração de Natal o ano inteiro. Ver a lagoa lá do Crsito, ou a baía do mirante Dona Marta. Coisas simples como as curvas do calçadão de Copacabana e o mundo de pessoas que passa por lá todos os dias. Pq gente aproveitando a cidade é beleza também.

Salvador pode estar suja, descuidada e acabada. E, por algum motivo que eu nunca entendi direito, a gente tem problemas em valorizar as próprias qualidades. O por do sol no Farol da Barra, descendo a ladeira do Cristo é o mais lindo que eu já vi. O reflexo no mar parece purpurina! A praia do Porto da Barra, a vista quando descemos a contorno de carro, tomar um sorvete na Cubana do Elevador Lacerda e ver mais uma vez o sol atrás da Ilha de Itaparica. As praias são um capítulo a parte. Eu mostrei uma foto de uma amiga pro pessoal aqui do trabalho, sem photoshop nem filtro do Instramgram e ninguém acreditou que podia ser na Bahia. Parecia Caribe. E a gente se pergunta: pq vem gente do mundo todo pra cá? Pq a cidade é linda, apesar de tudo.

Agora, meus olhos buscam beleza, eles acham a beleza em todos os cantos para onde eu olho. Seja física, seja nos gestos das pessoas, no comportamento, nos olhares, nos pequenos detalhes. Pode ser que eu não veja as coisas como a maior parte das pessoas, pq meu copo está sempre meio cheio e o delas, meio vazio.

2 comentários:

Kátia Oliveira disse...

Lindo, minha Pimpim. Você escreve maravilhosamente bem. Te amo. Muito.

Teresa. disse...

Colocação perfeita!
A beleza da Bahia é provocante. Tem as belezas naturais do Rio. Aqui temos montanhas e praias, lá temos rios e mares que caminham juntos.
E a história do Brasil encontrada em cada esquina? Prefiro Itaparica a Niteroi sem sombra de dúvidas.
A verdade é que este país é lindo de cabo a rabo. Olho também para nossa Terra vendo só beleza nas pessoas, na paisagem sem precisar estar de copo cheio!
Será Luiza que esta gente pensa que mora nos Alpes Suiços ou em Nova York? Gente tola, não sabem o que estão perdendo!águas mornas e azuis,coqueiros, rios e um povo cheio de molejo! Parabéns Bahia eu voto em Você!