terça-feira, 3 de março de 2009

O Crepúsculo dos emos

Estava lendo uma reportagem no site da Época que me deixou revoltada. Não com a matéria em si, mas com os comentários feitos a ela.

O texto fala sobre o fenômeno tanto do livro quanto do filme "Crepúsculo" e o classifica como filme emo. Até aí nada demais, uma crítica cinematográfica normal, com algumas opiniões com as quais se pode concordar ou não.

Eu não li o livro nem vi o filme. Confesso que não me atraiu muito das vezes que o vi nas livrarias. O que me deixou revoltada nesse caso foi a maneira como se atacou tanto o livro, com comentários como romancezinho superficial, como os adolescentes, chamados de acéfalos. Muitos outros adjetivos pejorativos foram usados, mas eu não vejo por que repetir.

Pensando pouco e sem me esforçar muito, consigo fazer uma lista tanto de livros quanto de filmes que são extremamente superficiais e mal escritos (na minha modesta opinião), entre eles vários tidos como clássicos. São poucos, no entanto, que eu classifico como de nenhum valor.

Que exista um mercado de livros e filmes criados para os adolescentes atuais é bastante normal. Antes criair neles o hábito de ler livros. Antes usar histórias sobre um anti-herói que quer salvar a sua donzela em perigo sem nenhum interesse onde a cena mais ardente tem como ápice um beijo entre os protagonistas (único no filme inteiro) do que películas recheadas de violência, nudez e sexo gratuitos.

Aprovo livros superficiais para adolescentes. Eu mesma comecei a ler com histórias de Paulo Coelho e romances policiais.

Um professor muitíssimo inteligente que eu tive e que lecionava estética na UFBA uma vez passou como tarefa que lêssemos um daqueles romances de banca de jornal, com nomes de mulher. Nós líamos diariamente em suas aulas os grandes pensadores gregos, filósofos alemães e muitos outros grandes escritores e ele queria que nós tivéssemos outras experiências.

Ler essa reportagem só me fez lembrar como eu odeio rótulos. Algumas pessoas podem dizer que eu não tenho filtro. Eu prefiro dizer que eu tenho disposição, curiosidade e boa vontade. Conhecer coisas novas sempre traz algo positivo. Por isso mesmo vou ler não só esse livro, mas toda a trilogia. Depois eu conto a minha opinião!

2 comentários:

Ana Clara disse...

Na minha opinião, eles nõ podem ficar julgando desse jeito, como eles tivessem falando por todo mundo

Flávio Araújo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.