quinta-feira, 17 de junho de 2010

Qual o conceito de perfeição pra você?

Não sei muito bem por que esse assunto me chegou a cabeça nesse instante e gerou uma série de reflexões-relâmpago. Não vou mentir que adoro quando isso acontece. Tudo bem que as vezes parece meio forçado querer racionalizar certas coisas, mas estava aqui com meus botões pensando nesta tal de perfeição e cheguei a algumas conclusões.

No trabalho posso dizer que busco a perfeição. Cada passo que dou é em busca do melhor resultado. Um resultado mediano pra mim não serve. Mais ou menos é sempre menos. Um trabalho completo, coeso, claro, que atinge os objetivos propostos, surpreende e é acessível a todos os que se relacionam com ele pra mim é perfeito. E é isso que eu busco dia após dia.

Na vida pessoal, no entanto, as coisas mudam completamente de figura. E foi aí que nessa minha ligeira mas profunda análise da perfeição me percebi mais humana que nunca. Eu gosto de falhas. Gosto de pessoas imperfeitas. Gosto de perceber que o que torna uma pessoa diferente da outra são os seus pequenos desvios. Posso dizer que gosto dos meus pelas suas qualidades, mas os amo pelo seus defeitos. E um nunca é igual ao outro.

Pensando nisso lembrei de um exemplo que pode ilustrar bem essa questão. Posso dizer que sou uma fã de peças preciosas. Não de jóias especificamente, mas de pedras. A beleza de um cristal sob um raio de luz é indescritível. Percebi, no entanto, que apesar de gostar das pedras perfeitas e bem lapidadas, as minhas preferidas são as imperfeitas. Um cristal rutilado é uma das pedras mais lindas que existe (bota no google imagens e você vai entender). Eu tenho ainda um anel de granada que possui umas bolhinhas de ar dentro, por esse defeito comprei um anel único e com desconto!

Cheguei a conclusão que a perfeição é um engodo. Uma coisa que colocam na sua cabeça. Buscar a perfeição é querer atingir o inatingível. Como profissional esse é o meu trabalho: chegar cada vez mais longe. Nos outros campos da minha vida faço exatamente o contrário: busco as imperfeições mais características e únicas de cada pessoa, tornando essas as suas qualidades mais queridas pra mim.

Um comentário:

- Luli Facciolla - disse...

Para o trabalho vale: "O bom é inimigo do ótimo".

A imperfeição faz parte!

Beijo