segunda-feira, 11 de maio de 2009

Despair

As vezes a gente se vê envolto num mar de desepero que parece não ter fim. Nada parece estar certo, nada é bom o suficiente, as coisas ficam embaralhadas e sem sentido. A gente não entende o que está acontecendo, nem com a gente nem com os outros, que parecem cobrar cada vez mais a nossa presença, a nossa atenção ou o nosso trabalho. No final, nada dá certo.

Bate uma tristeza, uma vontade de desistir, de entrar embaixo da cama e ficar por lá durante uma semana. A frustração de não alcançar os nossos objetivos nos deixa fracos e com um sentimento de impotência tão grande que cega a gente pro resto da vida.

Posso dizer que nos últimos anos isso já aconteceu comigo algumas vezes. Cada hora por um motivo diferente. Às vezes a gente superestima alguns problemas e subestima o que pode nos alegrar apesar deles. Os problemas não somem de uma hora para outra e em muitos momentos somos impotentes mesmo diante deles. Deixar que eles tomem conta da nossa vida no lugar das coisas boas que podemos aproveitar é estupidez. E sei disso por ter sido muito estúpida até hoje.

Descobri há pouco tempo e depois de cair bastante, que a maneira como encaramos a nossa vida, os nossos problemas faz toda a difenrença. Depois de muito tempo descobri que os ensinamentos de Poliana é que estavam sempre certos. Se eu tivesse ouvido ela aos 10 anos, quando li o livro pela primeira vez, não teria passado por tantos percalços.

Do meio pro final do ano passado passei por uma fase bem deprê. Descobri que cada coisinha boa durante o dia anula uma coisa ruim que nos atazana. Uma conversa amiga, um beijo carinhoso, um abraço protetor, compras no sábado a tarde, o sovete que a gente mais gosta, uma dose de tequila, ver um bom filme no cinema, andar por um lugar bonito só por andar...

Descobrir o que nos afasta das coisas ruins é imprescindível. E muitas vezes uma figa no pescoço e um banho de sal grosso ajudam bastante!

2 comentários:

- Luli Facciolla - disse...

Me assusta mais não que se não tivesse te visto ontem, apostaria que vc está em depressão!
Tá doida?! Comendo cocô?!

beijo

eu disse...

hmm, acho que sei do que vc está falando...