terça-feira, 12 de maio de 2009

Exercício de Descrição

"Entrando pela porta tem uma espécie de corredor, um pequeno hall. Se olhar pra cima, vê um armário alto. Lá estão guardados lençóis. A direita tem o interruptor de luz, uma sapateira enorme e recheada e um espelho de corpo quase inteiro. A esquerda um cabideiro de parede cheio de coisas penduradas, roupas, bolsas e um ursinho de pelúcia também. A esquerda ainda, preso numa viga no teto, um mensageiro dos ventos cor de rosa choque.

Entrando de verdade vemos o todo. A esquerda tem uma estante alta e cheia de livros, papéis, caixinhas para bijuterias (todas transbordando de coisas) e mais um monte de coisas. Um pouco a frente uma mesa em L para o computador, com uma gaveta embaixo e mais duas prateleiras cheias de pastas. Em cima da mesa duas estantes estreitas. Tanto na mesa quanto na primeira estante mais um monte de caxinhas com brincos, pulseiras, relógios e colares. Na estante mais de cima ficam os dvds e alguns livros também.

Do outro lado, a direita, está todo o resto. Duas camas no meio, sempre com lençóis e colchas iguais, um travesseiro em cada e duas almofadas. No meio das camas tem um criado mudo novo, branquinho. O criado tem uma prateleira dividindo a parte de baixo em duas. A coleção de Harry Potter fica ali. Tem um abajur branco. Ele é novo também.

A janela é bem grande e fica na frente das camas e a cortinha é uma persiana rosa bem clarinha. Ah, do lado da janela tem um quadro de metal vermelho cheio de ímãs diferentes. Tem um que parece um mosquito, tem um com a forma da garrafa da coca cola, tem várias flores e uma árvore também. E tem um em forma de boca carnuda.

Na parede da direita, lá no final, fica o guarda roupa. É grande e ocupa a parede toda. Tem uma parte minha, uma parte da minha irmã e um no canto que nós dividimos. Em cima em um maleiro enorme. Em um estão toalhas de banho, em outro estão as colchas e cobertores, e no do canto tem um monte de coisas.

Tem ainda um ventildor de teto. O chão é de madeira e as paredes brancas."


Quando a gente começa a estudar outra lingua, faz vários exercícios de descrição. Deveria se treinar mais isso em português também, quando a gente começa a escrever. Tem gente que até hoje, depois de passar pelos ensinos fundamental, médio e superior, ainda não sabe fazer isso.

Nenhum comentário: