segunda-feira, 13 de julho de 2009

Nuances

Ontem, depois de uma conversa, percebi uma coisa que estava meio na cara desde sempre mas que eu nunca tinha posto em palavras. Na verdade eu sempre soube que homens e mulheres tem muitas diferenças, é claro. Mas eu também percebi que certas coisas eles nem notam...

Mulheres percebem mais os detalhes, certo? A percepção visual da mulher é muito maior do que a do homem e a fisiologia do globo ocular, diferente. Uma mulher consegue perceber uma quantidade de cores muito maior do que os homens. Quando digo quantidade, digo das diferentes nuances. No final cheguei a conclusão que esse é um padrão. As mulheres conseguem perceber tudo com mais acuidade, vamos dizer, tem "meio-termos".

Quero dizer com isso que para uma mulher nada é simplesmente bom ou ruim. Uma coisa pode ser mais ou menos. Existe um morno-quente e um morno frio, por exemplo. Existe uma coisa boa que é ruim ou ruim que é boa. Ou então um amigo chato mas que é legal. As mulheres tem vários pontos de vista sobre um mesmo assunto. Conseguem se colocar melhor no lugar dos outros e ver partes boas em situações ruins (e partes ruins em situações boas, mas nada é perfeito).

Agora, vai tentar explicar isso para um homem. E é aí que entra a conversa de ontem. Quase morri tentando explicar todas essas variedades de uma mesma coisa. Um homem pergunta se você gosta ou não de uma certa coisa e quando você vai explicar, ele acha ruim. Quer uma resposta direta, sim ou não, mas isso é muito difícil para uma mulher. No final ganhei um bico e cara feia durante uma meia hora por não falar a verdade. Mas o maior problema foi que o tempo todo a única coisa que eu fiz foi falar a verdade.

A partir de agora vou tentar simplificar mais pra ver se a comunicação acontece sem ruídos. É um pouco difícil, mas prometo que pelo menos vou tentar.

2 comentários:

Paloma disse...

Meu pai sempre me disse que queria me criar pra que eu pensasse como um homem; que minha vida seria muito mais simples, e eu seria muito mais feliz. É óbvio que não deu certo.. rs
Mas concordo plenamente com vc sobre as diferenças... é incrível essa coisa da simplicidade masculina... muito irritante, tb. Assim como deve ser proporcionalmente irritante toda a nossa complexidade para eles!

- Luli Facciolla - disse...

Esse meu lado não ganhou tanto espaço assim... Acho que sou mais direta... Ao menos mais direta que vc! hehehe...

Beijo