terça-feira, 8 de setembro de 2009

"Os incomodados que se mudem"

Pode ser que muita gente ache errado, mas eu acho que essa é uma das frases mais certas que eu conheço.

Se as coisas não estão do jeito que você quer, não adianta passar a vida tentando mudá-las. Não digo que não vale a pena tentar, mas a gente tem que saber reconhecer a hora de desistir e passar para a próxima. Isso se aplica a várias situações:
-> se seu namorado tem hábitos que você detesta e tenta insistentemente mudar mas não consegue. Dica: aceita ou arruma outro namorado. Lembra daquela musica do Tchan? "Pau que nasce torto nunca se endireita".
-> seu carro para de tempos em tempos pelo mesmo problema. Dica: certamente o problema é aquele já bastante conhecido, de junta. Junta tudo e joga fora. Se você não for o tipo de pessoa que fica com dor na consciência (eu fico!), arruma ele todo e vende. Da próxima vez o problema não vai ser mais seu.
-> sua vizinha de cima tem uns netos pentelhos que ficam arrastando os móveis até altas horas da noite. Dica: independente das suas reclemações os diabinhos só vão parar de fazer barulho quando alcançarem a maioridade e se picarem da casa da velha. Ou se acostuma, liga um som e tenta incorporar o baticum à musica ou procura outro apartamento.
-> seu chefe vive fazendo coisas incompreensíveis, tomando atitudes estúpidas e, o pior de tudo, você que tem que executar todas as merdas que ele inventa. Dica: aí não tem o que fazer. Tentar mudar chefe é perto de impossível mesmo. Muda, mas muda logo, de emprego!"
-> você chegou num boteco daqueles na beira da rua e o clima tá massa. Meia hora depois aparece um brau com o porta-mala aberto tocando um pout-pourri (eles adoram) das melhores musicas dos ultimos quinhentos carnavais. Dica: levanta e vai embora. Além de ter mau gosto essa galera adora uma confusão. Provavelmente em meia hora chega outro brau que gosta de outra banda e eles mesmos se matam sem precisar da sua ajuda.

As vezes é injusto, eu sei. Quase sempre é injusto. Mas arrumar confusão, esquentar a cabeça, se estressar por coisas das quais as soluções estão fora do nosso alcance é muito pior. Nem sempre tive esse pensamento, mas depois de algum tempo tentando desentortar pau torto, eu que estou mais flexível.

Nenhum comentário: