quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Sobre acreditar

- No que você acredita?
- Não sei... Não acredito em nada e acredito em tudo.
- Mas como assim? Como você consegue explicar tudo ao seu redor?
- Eu nem tento, simplesmente aceito que tudo existe.
- Fácil assim? Você não duvida de nada?
- Eu duvido de tudo, sempre.
- Não tô entendendo então...
- Para de tentar que você acaba entendendo uma hora.
- Você acredita nisso?
- As vezes.
- Pq as vezes?
- Pq tem gente que não consegue parar de tentar entender.
- E você consegue parar de tentar entender as coisas?
- Em determinados momentos, mas não é fácil. O problema é que eu quero entender tudo.
- E aí, o que você faz?
- Eu espero.
- Espera o que?
- Espero minha cabeça ficar bem cansada de tentar entender e desistir.
- Pq desistir?
- Pq quando eu desisto de entender é quando eu compreendo tudo.
- E aí fica tudo explicado?
- Eu não falei sobre explicação em momento nenhum, falei de compreensão...
- Mas você não acha que pra entender as coisas elas precisam de alguma explicação?
- Não.
- Pq não?
- Pq se fosse assim a gente nunca ia entender nada. Se a gente procurar explicação pra tudo acaba muito frustrado.
- Então como você faz? Pára de tentar explicar e a explicação vem?
- Hahahahaha. Queria que fosse fácil assim.
- Mas eu estou usando a sua lógica...
- Pra explicação não serve.
- Pq?
- Pq tem muita coisa que não tem explicação.
- E o que vc faz quando não consegue explicar alguma coisa?
- Eu aceito que aquilo não tem explicação.
- Fácil assim?
- Não, nunca é fácil, mas a gente acaba entendendo isso.
- E se não entende?
- A gente sofre muito.
- Mas tem escolha?
- O sofrimento? Mais ou menos...
- Pq mais ou menos?
- Pq você não escolhe se vai sofrer, mas escolhe como vai lidar com tudo que gera esse sofrimento.
- Como assim?
- O sofrimento existe, está lá. As vezes não tem explicação, as vezes tem. Você pode procurar a explicação ou entender os fatos. Aceitar que nem sempre a gente sabe pq tudo acontece como acontece. A gente aceita e pronto, aí o sofrimento melhora, vc aprende a conviver com ele e ele vira mais uma característica sua. É como a felicidade, ou o amor...
- Agora eu fiquei perdido...
- Você procura explicação pra sua felicidade?
- ... não ...
- Ninguém procura, não de verdade. A gente aceita pq é bom.
- Tá.
- Vc procura explicação pro amor?
- Também não...
- Pq é uma coisa boa, você aceita que ele existe e pronto. A gente só quer explicar o que é ruim, como se as coisas ruins precisassem de explicação e as boas não.
- Então você acredita na felicidade?
- Acredito.
- E no sofrimento também?
- Também.
- E no amor.
- Claro!
- Então você acredita em tudo?
- Não é bem assim, lá vem você tirando suas conclusões...
- Mas foi você quem falou!
- Tudo é muita coisa, eu acredito em um monte de coisas mas não em tudo.
- Você disse no início da conversa que não acreditava em nada.
- Mas também disse que acreditava em tudo.
- E agora não acredita mais?
- Continuo acreditando em nada e em tudo.


Nenhum comentário: