quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Sobre esperança

Esperança é uma coisa boba, mas sem ela a vida fica muito mais difícil. Eu não falo daquela esperança de coisas impossíveis acontecerem, falo das pequenas coisas do dia a dia. Coisas que podem ou não acontecer mais que nós sempre esperamos que aconteça como queremos. Coisas que não dependem de nós, mas torcemos para que os outros escolham como nós escolheríamos. Não é fácil ter esperança. Estatisticamente as suas possibilidades são 50/50 e na vida real as coisas podem pender muito mais para o lado oposto sem nenhum motivo. Mas a esperança é assim, cega, só acredita que no final tudo vai dar certo.

A esperança é também um pouco de ingenuidade. Um pouco não, bastante. Por que quem costuma ter esperança acredita que existe algum motivo especial para que a sua vontade seja feita e não existe nada mais ingênuo no mundo do que achar que os seus motivos são mais especiais que os do outro. Mas existe o lado bom da ingenuidade, que é a falta de maldade. Isso é perigoso mas também é o que nos faz aproveitar mais a vida. A parte ruim é que nós sofremos mais pq a maldade existe e muito e quando nos confrontamos com ela sem esperar, isso machuca.

Seguir tendo esperança as vezes é escolha, as vezes é condição de vida. Tem gente que não consegue ter esperança, eu não consigo não ter, Eu acho que vai dar tudo certo sempre, que a vida é bela, que o mundo tem cheiro de chiclete, que as pessoas são essencialmente boas, que dias melhores virão. Tem dias que é mais difícil pq decepção a gente sempre tem. Na verdade, é o que a gente mais tem. Em relação a outras pessoas, a fatos e situações. O truque é não permitir que as decepções destruam a esperança. A esperança é resiliente. A esperança é flexível. A esperança é a última que morre.

Nenhum comentário: