terça-feira, 25 de novembro de 2008

De onde eu venho

De onde eu venho as coisas são simples. O preto é preto e o branco é branco, mas temos todos os tipos de cinza. De onde eu venho as coisas são claras, o céu é azul quando faz sol, cinza quando chove e preto cheio de pontinhos brilhantes quando cai a noite. As árvores fazem um barulhinho gostoso quando venta, a gente ouve os grilos e os sapos. De onde eu venho os dias são quentes e as noites são frescas. De onde eu venho as árvores dão flores e frutos, goiabas no verão, tangerinas no inverno. De onde eu venho os portões estão sempre abertos pra quem tem bom coração. As crianças sobem nas árvores, andam de bicicleta e fazem piqueniques. Os cães andam soltos e atendem por vários nomes, passam dias peregrinando pelo mundo mas sempre voltam pra casa. De onde eu venho há histórias de terror, histórias de amor, conversas e piadas. De onde eu venho também tem inverno, frio, com chuva de gelo e geada. De onde eu venho os irmãos são amigos e os amigos são irmãos. De onde eu venho tem medo as vezes, mas medo de criança, medo de quadro que olha pra gente, de sala grande e escura, de vento fazendo barulho na porta, de sombra de bicho que anda de noite, de coisas que não fazem tanto medo... De onde eu venho tem vida, uma vida diferente, cheia de coisas doces, mornas, coisas de infância.
...

De onde eu venho o sol brilha o ano quase todo. O tempo nunca é muito quente ou muito frio. De onde eu venho dá pra ver o mar de quase qualquer lugar onde você esteja. E o mar brilha feito purpurina. De onde eu venho o ar tem cheiro de sal e conforta qualquer mal estar. De onde eu venho o mar é quente e lava a alma. De onde eu venho tem família, tem amigos e tem amores. De onde eu venho a vida é muito diferente, as vezes melhor, as vezes pior. De onde eu venho tem lembranças, muitas vezes mais do que gostaríamos de ter. De onde eu venho os sotaques são fortes e diversos, as pessoas são bem humoradas e gostam de uma boa conversa. De onde eu venho tem música, tem dança e tem movimento. Tem comida com dendê e com pimenta, comida que traz conforto. De onde eu venho tem um cartão postal em cada esquina e uma igreja pra cada dia do ano. De onde eu venho também chove, chuva quente e forte de fim de verão. Pq de onde eu venho não tem só coisa boa, mas tem tanta coisa boa que as vezes a gente esquece de todo o resto.
...

Eu venho de vários lugares e trago o melhor de cada um deles comigo sempre. Não os suvenires de viagens que a gente carrega na mochila, mas as lembranças que a gente leva na alma. As pessoas que a gente carrega pra vida. Os diversos tons de azul do céu, que mudam em cada coordenada. O gosto de chuva de cada lugar. Os abraços e beijos. Livros, musicas e filmes. As decepções que fazem a gente crescer. E os amores que fazem a gente seguir em frente.






2 comentários:

Anônimo disse...

sempre.

belo texto.

- Luli Facciolla - disse...

Lindo texto, Lu!

AMEI!!!

Beijos