sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Tem gente que olha, mas não vê...

Tinha uma série de comerciais de tv que usava essa frase como slogan. Tava lembrando dela nesses ultimos dias... Apesar de eu gostar de olhar tudo meticulosamente, muitas coisas ainda passam despercebidas.

Cheguei a conclusão que o meu problema não é a percepção, mas a memória. Na verdade, a atenção. Em compensação, quando resolvo prestar atenção de verdade em alguma coisa não costumo esquecer mais. Difícil mesmo é focar. Algumas coisas despertam mais interesse do que outras.

Essa dificuldade de concentração já me causou alguns problemas. O maior problema, no entanto, é querer fazer tudo ao mesmo tempo, pelo menos pensar em tudo ao mesmo tempo. A cabeça fervilha de idéias fantásticas, mas nenhuma acaba recebendo a atenção devida. Meu irmão diz que eu sou meio autista, que eu não consigo fazer duas coisas ao mesmo tempo. O que acontece de verdade mesmo é que eu não consigo fazer duzentas coisas ao mesmo tempo, mas eu tento o tempo inteiro.

Outra coisa é a mania de procurar novidade. Isso as vezes tira a atenção de coisas simples por que a gente sempre pensa que as coisas novas serão extraordinárias. Na maior parte das vezes, as melhores são as mais discretas. Tenho que me lembrar mais disso. Sempre que uso essa teoria acabo encontrando coisas incríveis.

Já treinei meu cérebro e meus olhos para ver tudo com o que chamam de "olhar de novidade". Isso é bom, é um passo. Ver o que está ao meu redor como se fosse a primeira vez, experimentando novos ângulos e sensações é o que me impede de enlouquecer por viver tanto tempo no mesmo lugar.

Um comentário:

Intervenção Digital disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.