quarta-feira, 12 de novembro de 2008

O Belo

Desde pequena a minha percepção gira em torno da beleza. Não era uma coisa que eu percebia quando era criança, mas percebo hoje quando volto nos acontecimentos da minha infância. Acho que foi por isso que enveredei pela profissão de designer, onde a beleza é fundamental - apesar de existirem diversas correntes que discordem dessa afirmação.

Vinicius já dizia: "Que me desculpem as feias, mas beleza e fundamental".

Não só concordo, como aplico essa afirmação dele para qualquer coisa, pessoa ou lugar. Existe algo melhor do que estar cercado por coisas ou pessoas bonitas? Estar em um lugar bonito, ouvir uma musica bonita?

Aí chegamos em outro ponto mais profundo e complicado: quem define o que é belo? Essa é difícil, hein? Nem tanto. A beleza é uma experiência pessoal, cada um tem a sua própria percepção do belo. É esse tipo de característica que nos torna indivíduos. E é assim que eu cito outra frase que me acompanha:

"Belo é o que apraz pelo gosto", escreveu Kant, filósofo alemão.

O que eu mais gosto dessa frase é a conexão que ele faz entre beleza e prazer. E o melhor é que faz muito sentido. Belo é tudo aquilo que te dá prazer em olhar, em ouvir, em sentir, em provar. Por isso que é belo agrada. A atração que a beleza exerce está diretamente ligada ao gozo. Por isso também divergimos tanto um do outro ao discutir o que é ou deixa de ser belo.

Não conheço melhor definição de beleza e não concebo a vida sem o belo.

Um comentário:

Anônimo disse...

beleza é geometria aplicada, o resto é cerveja.
:p