terça-feira, 25 de novembro de 2008

De onde eu venho

De onde eu venho as coisas são simples. O preto é preto e o branco é branco, mas temos todos os tipos de cinza. De onde eu venho as coisas são claras, o céu é azul quando faz sol, cinza quando chove e preto cheio de pontinhos brilhantes quando cai a noite. As árvores fazem um barulhinho gostoso quando venta, a gente ouve os grilos e os sapos. De onde eu venho os dias são quentes e as noites são frescas. De onde eu venho as árvores dão flores e frutos, goiabas no verão, tangerinas no inverno. De onde eu venho os portões estão sempre abertos pra quem tem bom coração. As crianças sobem nas árvores, andam de bicicleta e fazem piqueniques. Os cães andam soltos e atendem por vários nomes, passam dias peregrinando pelo mundo mas sempre voltam pra casa. De onde eu venho há histórias de terror, histórias de amor, conversas e piadas. De onde eu venho também tem inverno, frio, com chuva de gelo e geada. De onde eu venho os irmãos são amigos e os amigos são irmãos. De onde eu venho tem medo as vezes, mas medo de criança, medo de quadro que olha pra gente, de sala grande e escura, de vento fazendo barulho na porta, de sombra de bicho que anda de noite, de coisas que não fazem tanto medo... De onde eu venho tem vida, uma vida diferente, cheia de coisas doces, mornas, coisas de infância.
...

De onde eu venho o sol brilha o ano quase todo. O tempo nunca é muito quente ou muito frio. De onde eu venho dá pra ver o mar de quase qualquer lugar onde você esteja. E o mar brilha feito purpurina. De onde eu venho o ar tem cheiro de sal e conforta qualquer mal estar. De onde eu venho o mar é quente e lava a alma. De onde eu venho tem família, tem amigos e tem amores. De onde eu venho a vida é muito diferente, as vezes melhor, as vezes pior. De onde eu venho tem lembranças, muitas vezes mais do que gostaríamos de ter. De onde eu venho os sotaques são fortes e diversos, as pessoas são bem humoradas e gostam de uma boa conversa. De onde eu venho tem música, tem dança e tem movimento. Tem comida com dendê e com pimenta, comida que traz conforto. De onde eu venho tem um cartão postal em cada esquina e uma igreja pra cada dia do ano. De onde eu venho também chove, chuva quente e forte de fim de verão. Pq de onde eu venho não tem só coisa boa, mas tem tanta coisa boa que as vezes a gente esquece de todo o resto.
...

Eu venho de vários lugares e trago o melhor de cada um deles comigo sempre. Não os suvenires de viagens que a gente carrega na mochila, mas as lembranças que a gente leva na alma. As pessoas que a gente carrega pra vida. Os diversos tons de azul do céu, que mudam em cada coordenada. O gosto de chuva de cada lugar. Os abraços e beijos. Livros, musicas e filmes. As decepções que fazem a gente crescer. E os amores que fazem a gente seguir em frente.






quinta-feira, 20 de novembro de 2008

3x4

Tentei, tentei e tentei. Não saiu nada. Estou ouvindo essa música o dia todo. Achei que podia ser ela então.

"Diga a verdade
Ao menos uma vez na vida
Você se apaixonou
Pelos meus erros...

Não fique pela metade
Vá em frente, minha amiga
Destrua a razão
Desse beco sem saída...

Diga a verdade
Ponha o dedo na ferida
Você se apaixonou
Pelos meus erros...

E eu perdi as chaves
Mas que cabeça a minha
Agora vai ter que ser
Para toda a vida...

Somos o que há de melhor!
Somos o que dá pra fazer...
O que não dá pra evitar
E não se pode escolher...

Se eu tivesse a força
Que você pensa
Que eu tenho,
Eu gravaria no metal
Da minha pele
O teu desenho...

Feitos um pro outro
Feitos pra durar!
Uma luz que não produz
Sombra!

Somos o que há de melhor!
Somos o que dá prá fazer...
O que não dá pra evitar
E não se pode esconder..."

-Engenheiros do Hawai

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Sem Paciência

Às vezes eu acho que espero demais das pessoas. De todas as pessoas mesmo. Dos meus pais, dos meus irmãos, dos meus amigos, do pessoal do trabalho, dos atendentes de lojas, motoristas de ônibus, frentistas... Eu espero que as pessoas sejam mais solicitas, mais simpáticas, mais atenciosas, enfim, mais!

Infelizmente nem sempre as pessoas tem tempo de pensar nos outros, quando resolvem pensar em si mesmas. E isso faz parte de vida. Talvez eu seja assim em alguns momentos também, apesar de tentar evitar esse tipo de comportamento.

Hoje eu estou sem paciência para as pessoas que cultivam o egoísmo como hobby. Entedam como egoísmo nem tanto o comportamento mesquinho, mas a mania que as pessoas tem de não levantar o olhar do prórpio umbigo pra ver o que está em volta.

Acho que hoje vou focar no meu próprio umbigo e deixar que os outros desfilem em torno de mim tentando chamar a minha atenção. E se alguém me chamar, finjo que não escuto.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Tem gente que olha, mas não vê...

Tinha uma série de comerciais de tv que usava essa frase como slogan. Tava lembrando dela nesses ultimos dias... Apesar de eu gostar de olhar tudo meticulosamente, muitas coisas ainda passam despercebidas.

Cheguei a conclusão que o meu problema não é a percepção, mas a memória. Na verdade, a atenção. Em compensação, quando resolvo prestar atenção de verdade em alguma coisa não costumo esquecer mais. Difícil mesmo é focar. Algumas coisas despertam mais interesse do que outras.

Essa dificuldade de concentração já me causou alguns problemas. O maior problema, no entanto, é querer fazer tudo ao mesmo tempo, pelo menos pensar em tudo ao mesmo tempo. A cabeça fervilha de idéias fantásticas, mas nenhuma acaba recebendo a atenção devida. Meu irmão diz que eu sou meio autista, que eu não consigo fazer duas coisas ao mesmo tempo. O que acontece de verdade mesmo é que eu não consigo fazer duzentas coisas ao mesmo tempo, mas eu tento o tempo inteiro.

Outra coisa é a mania de procurar novidade. Isso as vezes tira a atenção de coisas simples por que a gente sempre pensa que as coisas novas serão extraordinárias. Na maior parte das vezes, as melhores são as mais discretas. Tenho que me lembrar mais disso. Sempre que uso essa teoria acabo encontrando coisas incríveis.

Já treinei meu cérebro e meus olhos para ver tudo com o que chamam de "olhar de novidade". Isso é bom, é um passo. Ver o que está ao meu redor como se fosse a primeira vez, experimentando novos ângulos e sensações é o que me impede de enlouquecer por viver tanto tempo no mesmo lugar.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

O Belo

Desde pequena a minha percepção gira em torno da beleza. Não era uma coisa que eu percebia quando era criança, mas percebo hoje quando volto nos acontecimentos da minha infância. Acho que foi por isso que enveredei pela profissão de designer, onde a beleza é fundamental - apesar de existirem diversas correntes que discordem dessa afirmação.

Vinicius já dizia: "Que me desculpem as feias, mas beleza e fundamental".

Não só concordo, como aplico essa afirmação dele para qualquer coisa, pessoa ou lugar. Existe algo melhor do que estar cercado por coisas ou pessoas bonitas? Estar em um lugar bonito, ouvir uma musica bonita?

Aí chegamos em outro ponto mais profundo e complicado: quem define o que é belo? Essa é difícil, hein? Nem tanto. A beleza é uma experiência pessoal, cada um tem a sua própria percepção do belo. É esse tipo de característica que nos torna indivíduos. E é assim que eu cito outra frase que me acompanha:

"Belo é o que apraz pelo gosto", escreveu Kant, filósofo alemão.

O que eu mais gosto dessa frase é a conexão que ele faz entre beleza e prazer. E o melhor é que faz muito sentido. Belo é tudo aquilo que te dá prazer em olhar, em ouvir, em sentir, em provar. Por isso que é belo agrada. A atração que a beleza exerce está diretamente ligada ao gozo. Por isso também divergimos tanto um do outro ao discutir o que é ou deixa de ser belo.

Não conheço melhor definição de beleza e não concebo a vida sem o belo.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Sinceramente



Tava procurando um vídeo no You Tube com a musica do post passado e sem querer achei essa musica. É do Cachorro Grande, mas quem cantava era o Skank. Esse é o link: http://www.youtube.com/watch?v=XFL6jgb5o7k


"Sinceramente você pode se abrir comigo Honestamente eu só quero te dizer: Que eu acertei o pulo quando te encontrei

Eu sei a palavra que você deseja escutar Você é o segredo que eu vou desvendar Você acertou o pulo quando me encontrou

E então o nosso mundo girou

Você ficou e a noite veio Nos trazer a escuridão E aí, então, eu abri meu coração Porque nada é em vão

Gostei do seu charme e do seu groove Gostei do jeito como rola com você Gostei do seu papo e do seu perfume Gostei do jeito como eu rolo com você"

- Cachorro Grande

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Antitelejornal

Almoço quase todos os dias num restaurante a quilo perto do trabalho. Tem uma tv que fica ligada o tempo todo, no jornal do meio dia. Normalmente eu sento longe da tv, pra almoçar tranqüilamente. Ontem, no entanto, sentei bem perto e não pude deixar de prestar atenção. A primeira notícia ainda falava da menina seqüestrada pelo namorado, depois passou uma reportagem sobre uma criança que foi achada morta dentro de uma mala. Parei de prestar atenção, me concentrei na conversa e abstraí o jornal. No fim do dia, já indo pra casa, liguei o som do carro e essa musica estava tocando. Só aí prestei atenção na letra e entendi tudo!

"Hoje nasce meu filho
Hoje vou me casar
Hoje dentro do espelho
Vou poder enxergar
Pais, mães, irmãos
Ruas, bairros, cidadelas
E o quintal dos corações
Onde moram as coisas belas

Hoje vou namorar
As solteiras e as casadas
As jovens, as carquebradas
As lindas e as descuidadas
Meu amor vai se espalhar
Pelas camas e calçadas
Nas prisões e condomínios
Nas favelas e esplanadas

Sem farsa, conchavo, sem guerra
Sem malta, corja ou trapaça
A vida é um drible ágil
Entre as pernas da desgraça
Eu vou

Hoje eu vou inventar
O antitelejornal
Pra passar só o que é belo
Pra passar o essencial, eu vou

Hoje andarei sobre as flores
Amarelas do ipê
Espalhadas pelo chão
Antes de anoitecer
Cantarei no meu velório
Dançarei nos braços da vida
Dormirei com a minha ama
Vida boa de ser vivida

Sem farsa, conchavo, sem guerra
Sem malta, corja ou trapaça
A vida é um drible ágil
Entre as pernas da desgraça
Eu vou

Hoje eu vou inventar
O antitelejornal
Pra passar só o que é belo
Pra passar o essencial, eu vou"

-Skank

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Cara Nua



Dá pra ter várias interpretações diferentes quando se ouve essa música. Do último disco do Skank, está entre as minhas preferidas. A letra é bonita, a música também. Lembro que quando eu estava escutando o CD pela primeira vez fiquei voltando e ouvindo essa musica várias vezes, pra decorar a letra toda.

"Eu saí de casa, a rua colorida
Fantasias, foliões conseguem me mostrar
Que um rosto sem máscara
Esconde mais com a cara nua
Sempre tem um sorriso largo
Mostrando o que não é
Uma máscara perdida nesse chão
Tem a forma do seu rosto
Que só finge por aí
Escondendo uma palavra
Mente a todas as canções
Cada frase inicia um discurso de ilusões
Que dia é esse que só nasce pra você?
Quando chega o carnaval
Mais ninguém te encontra
Pra você são só uns dias
E você quer ter a vida inteira
Coma cara toda nua
Brincar com quem quiser"
- Skank